Artigo: O grau de abertura de um país ao comércio internacional
Orlando Monteiro da Silva*
Uma medida convencional do grau de abertura de um país ao comércio internacional é dada pela soma do valor das exportações e das importações de bens e serviços, dividida pelo valor de todos os bens e serviços produzidos nesse mesmo país, durante determinado ano (Produto Interno Bruto ou PIB). A disponibilidade de dados sobre as exportações, importações e PIB dos países permite que esse indicador seja facilmente calculado e utilizado para comparação entre os diferentes países ou regiões. Com dados da Organização Mundial do Comércio pode-se calcular o grau de abertura do comércio mundial, no ano de 2017, somando-se US$ 17.950 trilhões das exportações de bens e serviços, com US$ 18.157 trilhões das importações dos mesmos bens e dividindo-se por US$ 77.521 trilhões, correspondentes ao PIB mundial naquele ano. O valor de 0,465 seria o grau de abertura comercial mundial sugerindo que, naquele ano, em média, 46,5% do valor da produção dos países, foi comercializado em nível internacional (Importado ou exportado).
A tabela a seguir mostra o grau de abertura do Brasil e de outros países selecionados, no ano de 2017. O valor encontrado para o Brasil corresponde à metade da média mundial e que o país é o mais fechado entre aqueles da amostra.
País | Grau de Abertura | País | Grau de Abertura |
Brasil | 0,233 | Índia | 0,517 |
Argentina | 0,276 | Rep. da Coreia | 0,758 |
China | 0,378 | Cingapura | 2,430 |
Estados Unidos | 0,290 | Suíça | 1,120 |
Rússia | 0,426 | Luxemburgo | 0,941 |
Existem, contudo, algumas características que devem ser observadas sobre essa medida. Uma delas é que a importância relativa do comércio pode ser parcialmente explicada pela extensão territorial dos países. Países com grandes áreas geográficas tendem a substituir o comércio internacional pelo comércio entre suas diversas regiões e apresentam baixos valores para o grau de abertura. De maneira oposta, muitos dos países extremamente abertos são países pequenos, sem muitos recursos naturais e que apresentam valores altos para o grau de abertura. Outra característica dessa medida é que ela subestima a importância do comércio internacional dos países. As condições internacionais afetam os preços dos substitutos domésticos das importações ou exportações, tanto quanto dos bens comercializáveis internamente. Como exemplos, pode-se dizer que mesmo se um país importar somente parte do petróleo que consome ou, exportar somente parte da soja que produz, a totalidade dos preço desses bens vai ser afetada pelas condições externas. Também, mesmo os produtos que não são comercializáveis no mercado internacional, são afetados através dos fatores de produção (O valor da corrida de um taxi depende do preço do petróleo). Calculado dessa forma, portanto, o grau de abertura de um país representa um limite inferior da sua participação no comércio internacional.
*Professor Titular da UFV.
Mestrado em 1979 pela UFV e Doutorado em 1990 pela North Carolina State University. Atua em barreiras não alfandegárias e comércio internacional, demanda e interdependência de mercados, métodos quantitativos em economia e comércio internacional de commodities agrícolas.