Professores debatem controle biológico em seminário internacional
Os professores do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal Angelo Pallini e Madelaine Venzon participam nesta quarta-feira, dia 16 de junho, do Seminário Internacional “Desafios da Ciência em um novo pacto global do alimento – Como transitar de uma economia industrial para uma bioeconomia tropical do conhecimento?” O evento online reúne, entre os dias 15 e 16 de junho, autoridades brasileiras e especialistas internacionais em uma série de painéis temáticos em torno do desafio de impulsionar a produção de alimentos no Brasil de forma sustentável.
Angelo e Madelaine são debatedores do painel “Os avanços do controle biológico de pragas – Cenário 2030”, que será moderado pelo ex-reitor da UFV e atual Presidente do CNPq, Evaldo Vilela. O terceiro debatedor do painel é o professor Steven Spoel, da University of Edimburgh. Estima-se que, no início da próxima década, pelo menos 30% do mercado nacional será orientado por controle biológico. Juntos, os especialistas vão abordar os desafios e as estratégias do setor, destacando os avanços já conquistados e a necessidade de foco não só na pesquisa tradicional, mas também no mapeamento do valor econômico, ambiental e social do controle biológico.
O seminário é organizado pelo Instituto Fórum do Futuro e pelo Sebrae, e marca o lançamento do projeto Biomas Tropicais, que propõe um novo pacto pela alimentação, conectando ciência, natureza, energia e alimento, apresentando alternativas para a produção de alimentos cada mais saudáveis, com impacto mínimo para a natureza. A programação completa pode ser vista aqui.
Para assistir ao evento, os interessados devem acessar este link. O painel que recebe os professores Angelo e Madelaine abre as atividades de quarta-feira, dia 16, às 8h.
Foto: Madelaine Venzon