Disciplinas
Os estudantes deverão cursar pelo menos 24 créditos em disciplinas. As disciplinas serão oferecidas em módulos condensados em cada semestre do curso, no campus da UFV ou em local do País próximo à demanda. Além das aulas presenciais, os alunos receberão ensinamentos em ambiente de Educação à Distância.
ENT 806 – Biologia, Disseminação e Adaptação de Pragas 4(4-0) I e II: Ciclo de vida das pragas. Mecanismos de disseminação passiva e ativa de pragas. Estudos de disseminação de pragas em grandes áreas. Fatores determinantes da sobrevivência e adaptação de pragas.
ENT 824 – Análise de Risco de Pragas (ARP) 4(4-0) I e II: Pragas regulamentadas: quarentenárias e não-quarentenárias regulamentadas. ARPs qualitativa e quantitativa. NIMF 02, 11, 21. Impacto sócioeconômico e ecológico das invasões. Coleta de dados para ARP: bases de dados online, bibliografia especializada. Avaliação de risco de praga. Rotas de risco de praga. Mitigação de risco.
ENT 826 – Manejo Integrado de Plantas Daninhas em Defesa Vegetal (4-0) I e II: Planta daninha: Identificação, ecofisiologia, resistência a herbicidas e métodos de controle. Herbicidas: mecanismos de ação, processos de seletividade, dinâmica no ambiente e métodos biológicos químico de análise de resíduos no ambiente.
ENT 827 – Programas de Manejo Integrado de Pragas (4-0) I e II: Bases Ecológicas do Manejo Integrado de Pragas. Avaliação dos Agroecossitemas no Manejo Integrado de Pragas. Tomada de Decisão no Manejo Integrado de Pragas. Estratégias do Manejo Integrado de Pragas. Táticas do Manejo Integrado de Pragas.
ENT 828 – Redação Técnico-Científica em Defesa Sanitária Vegetal (4-0) I e II: Introdução à redação técnico-científica. Características de um bom texto técnico-científico. Tipos de publicações técnico-científicas. Seções das publicações técnico-científicas. Projetos de pesquisa.
ENT 829 – Manejo Integrado de Doenças em Defesa Vegetal (3-0) I e II: Princípios de Fitopatologia. Organismos causadores de doenças em plantas. Princípios de controle de doenças de plantas. Manejo integrado de doenças.
ENT 841 – Métodos Amostrais Aplicados a Inspeção 4(4-0) I e II: Tabulação, organização e análise de dados. Distribuição espacial. Noções de representatividade e inferências. Regressão e correlação. Métodos de amostragem. Interpretação das amostras.
ENT 842 – Barreiras Técnicas ao Comércio Internacional 4(4-0) I e II: Comitê de Normas de Proteção Fitossanitária e aplicações. ONPFs, ORPFs. Fitossanidade no âmbito das organizações internacionais comerciais (MERCOSUL, NAFTA, UE, Bloco Andino, etc.), da Organização Mundial do Comércio e organismos internacionais de referência (International Plant Protection Convention, Codex Alimentarius, Organização Mundial de Saúde Animal, Acordo para Diversidade Biológica). Rodadas internacionais de negociação. Acordos bilaterais.
ENT 845 – Epidemiologia Aplicada à Defesa Vegetal 4(4-0) I e II: Disseminação, sobrevivência e adaptação de doenças de plantas. Danos causados por epidemias. Acompanhamento e erradicação de doenças introduzidas. Programas de contenção de doenças. Monitoramento espaço temporal de epidemias. Estações de aviso.
ENT 846 – Inovação e Empreendedorismo 4(4-0) I e II: Introdução à Inovação e Empreendedorismo. O Ambiente institucional do empreendedorismo. Empreendedorismo na prática: plano de negócios, elementos essenciais de um negócio e noções de gestão de projetos.
ENT 890 – Tópicos Especiais em Defesa Sanitária Vegetal 4(4-0) I e II: Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição conveniada ao MP, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes e atuais para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas no curso.
ENT 894 – Problemas Especiais 3(3-0) I e II: Visa oferecer ao discente a oportunidade de estudar temas de seu interesse relacionado com a área específica de sua pesquisa e julgado de importância para a sua formação.
ENT 899 – Pesquisa